Aqui vou mostrar algumas reflexões de como se destacar em um ambiente empresarial. Claro, mas uma vez, quero dizer que falarei o superficial. Use estas práticas, como base para uma pesquisa mais avançada, tenho certeza que irei ajudá-lo (a) a entender.
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- Os pais e o ambiente, são fatores que influenciam na formação da personalidade, sendo que os primeiros se referem aos processos de crescimento, enquanto o ambiente está vinculado ao desenvolvimento é à interação dos processos de maturação, conforme relata Zimerman (1999).
- Assim, procure conhecer o caráter e as suas atitudes de todo e qualquer profissional antes de contratá-lo.A disciplina é como uma força que impele à mudança de hábitos, trazendo benefícios.
- O líder é responsável pelo desenvolvimento de seus colaboradores. O processo de feedback deve ser contínuo e demanda assertividade, bem como acompanhamento da execução. Ao atingir o desempenho desejado, o colaborador deve ser reconhecido e incentivado a mantê-lo em um primeiro momento, e, depois, a aprimorá-lo.
- Procure contratar somente colaboradores com algo a oferecer "com penso". Eles lhe oferecem melhor relação custo-benefício, irão agregar valor e certamente tornar sua vida profissional mais fácil ajudando-o a entregar resultados continuamente melhores.
- Ao encontra uma nova cultura, não julgue as pessoas. Procure compreender a origem de seus comportamentos e interaja com todos sem jamais abrir mão de seus princípios e valores.
- Balanceie sua vida, dedicando tempo ao trabalho, à parte espiritual, à família, ao lazer, às atividades físicas e ao seu próprio desenvolvimento pessoal. Compreenda o seu universo, entenda as oportunidades que estão à sua frente e escolha aquelas que lhe dêem harmonia interior e lhe tragam felicidade ao exercê-la, pois assim não se torna um profissional frustrado.
- Busque conhecer cada um dos seus colaboradores e estabeleça planos individuais de desenvolvimento, que devem ser cobrados pelo próprio líder sem complacência. os mais dotados têm de ir além.
- As decisões são tomadas com base no conhecimento que temos. A tomada de decisão é melhorada na proporção que adquirimos melhores e maiores conhecimentos.
- Ensine seus colaboradores a pesquisar e a buscar soluções para os problemas com que irão defrontar. Dessa forma, você os ajudará a se desenvolverem pessoal e profissionalmente e a terem autoconfiança.
- O que você é e o que você faz é visto por todos a todo instante e forma a imagem que terão de você. Não menospreze seus colegas e nenhuma das pessoas com que você interage. O mundo é redondo e gira.
- As faculdades brasileiras deveriam também preparar seus alunos para a busca de colocação no mercado de trabalho, ensinando-lhes a elaborar o currículo e a enfrentar entrevistas e dinâmicas de grupo. Em contrapartida, também deveriam promover integração com as empresas para aumentar as probabilidades de oferta a seus alunos.
Fonte: Livro Gestão Eficaz - Luis Otávio da Silva Nascimento.