segunda-feira, 14 de março de 2011

Democratização da informação

O Problema da Exclusão

Solucionar a exclusão digital não significa somente dar a cada pessoa um computador com acesso à Internet. Mais do que simplesmente ensinar a técnica da informática, o trabalho deve estabelecer pontes para aproximar mundos que, socialmente, encontram-se distantes. Neste horizonte que se descortina é possível vislumbrar o resgate mais importante do exercício da cidadania. A tecnologia, em si, tem o poder de amplificar o conhecimento. Pode também ampliar a diferença social em função da falta de acesso da população menos favorecida aos recursos tecnológicos. Por isso existe a necessidade de um trabalho consistente para evitar um cenário social com diferenças ainda maiores.

Cenários

No projeto de Inclusão Digital, da Microsoft Brasil, a visão dos cenários de atuação para tais esforços é bem eclética.
Rio de Janeiro, em um cenário de morros, barracos, vias estreitas, drogas, polícia, bandidos e tiros, no morro Estácio, um menino de costas para o Pão de Açúcar abraça o Rio de Janeiro. Minutos antes, estava em frente a um computador, cercado de apostilas, decifrando o futuro.
Ainda no Rio de Janeiro, num presídio de segurança máxima, um ex-ladrão afirma que agora sabe montar e desmontar um computador. Enquanto isso, conta o tempo que falta para ser solto e sonha com a liberdade.

                      São Paulo, o panorama traçado engloba trombadinhas, trânsito, poluição, favelas, Rio Tietê. Na rua 13 de maio, no bairro do Bexiga, crianças e adolescentes dos bairros Campo Limpo e Jardim Ângela, da periferia paulista, montam no computador um jornal e discutem sexualidade, gravidez na adolescência e outros problemas de suas regiões carentes.
Ceará, nessa região assolada pela seca, caatinga, desemprego e emigrantes, os trabalhos voltam-se para a troca de experiências com outras escolas, cujo objetivo é conhecer o Nordeste, depois o Brasil, criando uma corrente de saber.

Temos consciência que, hoje em dia todos necessitam diretamente ou indiretamente desta ferramenta que é a internet, para desenvolver e capacitar o que temos de melhor, é cada vez maior o número de pessoas que tem acesso a este novo mundo, com isso, cada vez mais buscamos novos meios e métodos de aprimoramento da informação, seja ela online, à distancia, ou presencial, sempre vamos necessitar do auxilio da internet.