terça-feira, 29 de março de 2011

Gerenciar, Delegar e Microgerenciar.

Uma das curiosidades que tinha, era de saber a diferença entre Gerenciar, Microgerenciar e Delegar.
Aqui mostrarei a síntese, desses conceitos, que todos pensam que basta saber "Gerenciar" algo que está tudo bem. Bom, podemos ter isto em mente mas o que não sabemos, é que existem métodos específicos para cada case. E que para um bom gestor Gerenciar, Delegar e Microgerenciar são conceitos totalmente distintos, no ramo empresarial.

Uma das funções de um líder/gestor é obter resultados satisfatórios por meio de sua equipe, e com isto o líder passa a ter o papel de multiplicar suas forças para motivar sua equipe, com pessoas felizes, teremos melhores resultados, e isso só irá acontecer se o líder souber delegar. Desta maneira, o mesmo irá desempenhar a função de gerenciar ou administrar algo, em um determinado período.

Delegar é diferente de microgerenciar. O microgerenciamento ocorre quando o gestor, ao passar uma tarefa ao colaborados, explica em detalhe cada um dos passos que devem ser seguidos e exige que ele o faça exatamente como foi dito. Não há espaço para qualquer tipo de criação ou melhoria. O colaborador tem de ser um robô a serviço do gestor.

Delegar envolve desenvolver competências e das espaço para que as pessoas evoluam como profissionais. Elas podem devem buscar maneiras de fazer cada vez mais com menos e de encontrar meios mais eficazes (Cumpre com o dever) e eficientes (Que obtém resultados ou tem o funcionamento esperado com uma maior economia de recursos e/ou tempo) de realizar uma tarefa ou um projeto.

Contudo, antes de delegar, o gestor deve avaliar cada um de seus colaboradores para medir suas competências e atitudes. A partir delas, ele poderá utilizar a Matriz Competências x Atitudes, em que, então deverá colocar cada colaborador em seu respectivos quadrantes levando em conta se seus competências são altas ou baixas, e suas atitudes, ruins ou boas.

As competências depende do conhecimento, da experiência, do treinamento, do entendimento e da percepção do papel de cada colaborador. As atitudes, por sua vez, dependem do caráter, do desejo, dos incentivos, da segurança e da confiança. Considero que as atitudes são mais importantes que as competências, pois enquanto estas últimas podem ser adquiridas, as atitudes são intrínsecas, principalmente o caráter.

Um grande investidor e um dos homens mais ricos do mundo Warren Buffett, uma vez aconselhou que, para dirigir seu próprio negócio, você deve contratar alguém de caráter e muito inteligente, pois ele lhe fará maravilhas. No entanto, jamais contrate alguém muito inteligente e sem caráter, pois certamente o enganará e quebrará seu negócio. 

Fonte: Luiz Otávio da Silva Nascimento - Gestor Eficaz - Práticas para se destacar em um ambiente competitivo. Editora: Novo conceito